Inema Investiga Descarte Irregular de Arraias na Marina do Bonfim

 Inema Investiga Descarte Irregular de Arraias na Marina do Bonfim


Na manhã desta quarta-feira (5), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), realizou uma operação de fiscalização na Marina do Bonfim, em Salvador, para investigar o descarte irregular de arraias. A ação teve como objetivo identificar os responsáveis pela infração ambiental e adotar as medidas legais cabíveis.

De acordo com Eduardo Topázio, diretor de Fiscalização do Inema, a equipe foi acionada após a denúncia sobre o descarte de animais marinhos na região. Assim que o Instituto tomou conhecimento da situação, informou a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que iniciou a remoção das arraias. Durante a fiscalização, foi constatado que os animais estavam preparados para comercialização, já tratados e, aparentemente, descartados de forma inadequada.

Relatos de moradores, trabalhadores e transeuntes indicaram que o descarte ocorreu na madrugada de segunda para terça-feira (3-4 de fevereiro) e teria sido realizado por um caminhão baú. As informações recolhidas pela equipe de fiscalização estão sendo analisadas para embasar as investigações e, se necessário, aplicar autuações aos responsáveis.

O diretor Eduardo Topázio enfatizou que, caso o infrator seja identificado, ele será punido conforme a legislação ambiental. Se a autoria for atribuída a uma pessoa jurídica, que tenha descartado material poluente de forma ilegal, o responsável poderá enfrentar um processo administrativo, ser multado e até ter suas atividades suspensas, dependendo da avaliação técnica e jurídica.

A Major Érica Patrícia, comandante da Coppa, e sua equipe também deram suporte à operação, com uma embarcação auxiliando tanto na busca por outros materiais como na investigação do caso.

O Inema reforça a importância da colaboração da população e disponibiliza canais para denúncias, por meio do número 0800-071-1400 ou do e-mail denuncia@inema.ba.gov.br. A identidade dos denunciantes será mantida em sigilo.

Fonte: Ascom/Inema


Postagem Anterior Próxima Postagem