Astronautas Retornam à Terra Após Missão de Nove Meses no Espaço

Astronautas Retornam à Terra Após Missão de Nove Meses no Espaço

Após uma inesperada permanência de nove meses no espaço, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams retornaram à Terra nesta terça-feira (18). A missão, que inicialmente deveria durar apenas oito dias, foi prolongada devido a problemas técnicos com a cápsula Starliner, da Boeing, que estava programada para trazê-los de volta em junho de 2024. A solução encontrada para o retorno dos astronautas foi a nave espacial Crew Dragon Freedom, da SpaceX.

A bordo também estavam o astronauta americano Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, integrantes da missão Crew-9. O desacoplamento da nave da Estação Espacial Internacional (ISS) ocorreu na madrugada de terça-feira, e a cápsula aterrissou com sucesso no Golfo do México, perto de Tallahassee, na Flórida, às 17h57 locais (18h57 em Brasília). Todo o processo de retorno durou cerca de 17 horas, passando por etapas críticas como a queima de reentrada na atmosfera e a descida controlada com paraquedas até a amerissagem.

Embora a permanência dos astronautas tenha sido muito além do previsto, ela não foi a mais longa registrada na história. Normalmente, a ISS mantém os astronautas por cerca de seis meses. O recorde da NASA é de 371 dias em órbita, com o astronauta Frank Rubio. O cosmonauta russo Valeri Polyakov ainda detém o recorde mundial com 437 dias na estação Mir, entre 1994 e 1995.

Com o término da missão, Suni Williams acumula 322 dias no espaço e ostenta o recorde feminino de nove caminhadas espaciais. Já Butch Wilmore, com mais de 8 mil horas de voo, participou de duas missões espaciais, contribuindo para os avanços das pesquisas e experimentos realizados em órbita.

Fonte: jovempan.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem