Casamento Comunitário Alcança Recorde de Participação e Oficializa União de 100 Casais


Casamento Comunitário Alcança Recorde de Participação e Oficializa União de 100 Casais

Neste domingo (23), o primeiro Casamento Comunitário de 2025 deixou uma marca histórica ao oficializar a união de 100 casais. O evento aconteceu no Pontão do Lago Sul, às margens do Lago Paranoá, em uma estrutura preparada especialmente para celebrar o amor. Esta edição do casamento comunitário bateu o recorde de participação desde a criação da política pública, em 2020, organizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).

Com a proposta de tornar o momento ainda mais especial, o evento cobriu todos os custos da celebração, proporcionando aos noivos uma experiência única e inesquecível. Trajes, maquiagem, transporte e outros insumos essenciais foram fornecidos de forma gratuita, garantindo que cada casal tivesse o melhor atendimento possível no seu grande dia.

A cerimônia aconteceu ao entardecer em um espaço coberto de 1.118 metros quadrados, cuidadosamente decorado com arranjos florais e mobiliário em madeira, criando um ambiente acolhedor e elegante. Um palco foi montado para a realização do enlace oficial, e uma passarela especial conduziu os noivos até o altar. A festa também contou com a presença de uma banda ao vivo e a participação de um dueto do Corpo de Bombeiros Militar do DF, que entoou o Hino Nacional. Os casais chegaram em carros de luxo e desfilaram pelo tapete vermelho ao som da marcha nupcial, tornando o evento ainda mais grandioso.

De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o Casamento Comunitário é uma oportunidade de proporcionar segurança jurídica aos casais que, muitas vezes, já estão juntos há anos. “Foi uma programação intensa nesses últimos três meses para que esse dia fosse muito emocionante. As noivas são tratadas como clientes do início ao fim do Casamento Comunitário, que não garante só a taxa cartorial, mas que o dia mais importante da vida de cada uma seja inesquecível", explicou Passamani. Ela ainda ressaltou o papel da Secretaria de Justiça em garantir a formalização da união, trazendo benefícios legais importantes para aqueles que já vivem em união estável.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou a importância do evento para garantir direitos aos casais e realizar sonhos. “O Casamento Comunitário é muito importante para regularizar a situação daqueles que não teriam condições de arcar com os custos de um casamento civil. Com isso, a gente garante os direitos, principalmente, de quem já vivia em situação marital. Além disso, reforça os vínculos familiares. É uma política pública que faz a diferença na vida das pessoas”, afirmou Celina Leão.

A organização do evento contou com a parceria da iniciativa privada e de voluntários. Trajes, buquês, doces, cabelo e maquiagem, além do transporte e sorteio de brindes, foram oferecidos pela Sejus-DF, com apoio de instituições como o Sistema S. O Senac, por exemplo, foi responsável pelos serviços de maquiagem, cabelo e ajustes de vestidos, enquanto o Sesc forneceu alimentação para as noivas, que passaram o dia inteiro se preparando para a cerimônia. José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio-DF, destacou a importância dessas parcerias para garantir a realização do evento de forma gratuita para os casais. "É importantíssima a participação da Fecomércio-DF, assim como dos outros parceiros, porque isso tudo é gratuito e traz uma segurança jurídica para todos os casais", afirmou Freire.

O Casamento Comunitário é uma celebração que transforma vidas, oferecendo aos casais não apenas a oportunidade de formalizar a união, mas também de viver um dia mágico, com todo o apoio e carinho que merecem. A iniciativa segue como um exemplo de política pública que faz a diferença na vida de quem mais precisa.

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br

Postagem Anterior Próxima Postagem