China eleva tarifas sobre produtos dos EUA para 125% e promete ignorar novas sanções

 

Medida entra em vigor neste sábado (12) e intensifica a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo

A China anunciou nesta sexta-feira (11) que aumentará significativamente as tarifas sobre produtos importados dos Estados Unidos, elevando-as para 125%. A medida, que entra em vigor neste sábado (12), marca mais um capítulo na escalada da guerra comercial entre as duas maiores economias do planeta.

“A imposição por parte dos Estados Unidos de tarifas anormalmente elevadas contra a China viola gravemente as normas comerciais internacionais, as leis econômicas básicas e o bom senso”, declarou a Comissão Tarifária do Conselho de Estado chinês, em comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças.

Pequim também avisou que, a partir de agora, deixará de responder a novos aumentos de tarifas impostos por Washington. A Comissão afirmou que os produtos americanos, com esse novo nível tarifário, “já não têm mais nenhuma chance de serem aceitos no mercado chinês”. Por isso, acrescentou, “se Washington continuar aumentando suas tarifas, a China vai ignorar”.

A imprensa estatal chinesa informou ainda que o país apresentará uma queixa formal contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC), contestando as novas medidas tarifárias da administração Trump.

A decisão reforça o clima de tensão econômica global e pode ter efeitos diretos sobre cadeias produtivas, preços e mercados financeiros nos próximos meses.

Fonte: Jovempan.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem