Capital goiana volta a sediar a largada da maior competição off-road das Américas após sete anos
Goiânia foi escolhida, pela 17ª vez, como cidade de largada do Rally Sertões, a maior competição off-road das Américas, que em 2025 comemora 33 anos de história. A largada oficial será no dia 26 de julho, e os competidores seguirão rumo à Praia do Francês, em Marechal Deodoro, no estado de Alagoas.
A realização do evento conta com apoio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), e reúne pilotos e navegadores das categorias motos, carros e UTVs (veículos utilitários multitarefas).
A primeira passagem do Sertões por Goiânia aconteceu em 1998, quando os participantes partiram de Uberlândia (MG) e seguiram para Paranã (TO). A mais recente foi em 2018. Agora, a retomada da cidade como sede da largada reforça seu papel histórico na competição.
“A volta do Sertões a Goiás, um dos maiores rallys do mundo, é importante por demonstrar a retomada do nosso protagonismo nos grandes eventos esportivos”, destacou o governador Ronaldo Caiado. “E é daqui para melhor.”
O vice-governador Daniel Vilela também ressaltou o impacto positivo do evento para o estado:
“A largada do Sertões em Goiânia reforça a posição de Goiás como palco de grandes eventos esportivos, além de movimentar nosso turismo e economia.”
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, esta edição promete ser inesquecível:
“Este evento coloca nossa capital em destaque no cenário nacional e internacional e reforça nosso compromisso com o turismo e a promoção do nosso Estado.”
Leonora Guedes, CEO do Sertões, destacou a receptividade da população goianiense como um dos motivos da escolha:
“Goiânia é a cidade mais visitada pelo rally. Os próprios competidores pediam para voltar, e agora isso se torna realidade.”
Goiás na rota dos grandes eventos esportivos
O retorno do Sertões faz parte de uma estratégia mais ampla do Governo de Goiás para atrair grandes competições. Recentemente, foi oficializada a concessão do Complexo Serra Dourada, que receberá R$ 215 milhões em investimentos privados, transformando-se em uma arena multieventos moderna.
Além disso, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna passa por reformas para receber uma etapa do MotoGP em março de 2026, marcando o retorno da categoria ao Brasil e ao estado 37 anos após sua última edição em solo goiano, em 1989.
Fonte:goias.gov.br