Rádio é o Meio de Comunicação Mais Confiável no Brasil, Aponta Pesquisa sobre Credibilidade da Mídia

 Estudo revela que, embora mais acessadas, redes sociais têm menor índice de confiança em comparação aos meios tradicionais

(Foto: https://www12.senado.leg.br/)

Uma pesquisa recente sobre a credibilidade da mídia no Brasil revelou que o rádio é o meio de comunicação mais confiável para os brasileiros, com 81% dos entrevistados considerando-o uma fonte confiável de informação. O levantamento, realizado pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker, mostrou que o rádio superou outros meios tradicionais, como a TV fechada (75%) e a mídia impressa (68%), em termos de confiabilidade.

Marília Stabile, presidente do conselho da Ponto Map, acredita que essa alta confiança no rádio se deve à sua natureza democrática e acessível, presente em qualquer lugar do país. Além disso, o rádio permite ser consumido enquanto o ouvinte realiza outras atividades cotidianas.

Apesar de sua liderança em credibilidade, o rádio apresenta um índice de acesso menor. Apenas 47% dos entrevistados afirmaram recorrer a ele com frequência. Em contraste, as redes sociais, que são a principal fonte de informação para 74% da população, possuem um índice de confiança significativamente mais baixo, com apenas 41% dos entrevistados considerando-as fontes confiáveis.

Stabile aponta que o excesso de informação nas redes sociais tem levado as pessoas a buscar fontes de informação mais confiáveis e que os meios tradicionais, como o rádio, são mais rigorosos em relação à verificação de dados e à responsabilidade editorial.

O estudo também identificou os fatores que mais influenciam a confiança do público na mídia. O uso de fontes confiáveis (51%) foi o critério mais valorizado pelos entrevistados, seguido pela apresentação clara de dados (35%) e pela qualidade do conteúdo (32%). Por outro lado, a falta de fontes (44%), títulos sensacionalistas (36%) e viés ideológico percebido (31%) foram os principais motivos de desconfiança.

A pesquisa também destacou que a Geração Z (18 a 24 anos) adota um comportamento mais analítico em relação às informações, frequentemente recorrendo à imprensa tradicional para verificar a veracidade dos fatos. O estudo, que entrevistou 2.051 pessoas de todas as regiões do Brasil, possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais e índice de confiança de 95%.

Fonte: https://jovempan.com.br/

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